Quais doenças o neurologista trata?

By

A Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro, medula, nervos, e músculos.

O Neurologista clínico é o médico que se dedica ao estudo e tratamento das problemas do sistema nervoso. As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são as dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca. O médico neurologista trata também de outras dores, como dores lombares, dores no pescoço, neuralgias, entre outras.

Sintomas comuns que chegam ao neurologista são, além das dores de cabeça (cefaleia), tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, formigamentos, alterações na vista, tremores, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono como a insônia. O neurologista tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, pânico, fobias, bipolar, tabagismo, uso de drogas, dependendo da formação do profissional.

As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios do sono, doenças cerebro-vasculares, AVCs (conhecidas como “derrames”), os distúrbios do movimento (como tremores e Doença de Parkinson ), as epilepsias, as demências (como a doença de Alzheimer), as doenças desmielinizantes (como a Esclerose Múltipla ), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, e tumores cerebrais.

Vários exames neurológicos podem ser solicitados pelo neurologista, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratoriais, doppler transcraniano, eletromiografia.

A avaliação do neurocirurgião é sempre importante para descartar a possibilidade de tratamento cirúrgico de algumas doenças. Feito isso, o seguimento de algumas doenças pode ser realizado por outros especialistas como o neurologista, reumatologista, endocrinologista, otorrinolaringologista, entre outros.

Por sua vez, a neurologia também tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, irritabilidade, pânico.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, se a pneumonia é doença, e ninguém discute isso, depressão é doença também. É crônica, sorrateira e leva a sofrimentos múltiplos, desconfortos físicos e mentais, um sistema vicioso de frustração, redução de auto estima e progressivo desapego à vida, que deve ser tratada com profissionais especializados.

Sendo o neurologista o médico que se especializa em neurologia, ele está apto para diagnosticar, tratar e investigar distúrbios neurológicos. Por isso, além de atuar em ambiente médico e hospitalar, o neurologista também tem competências para atuar na área da investigação, com pesquisas e ensaios clínicos na sua área ou em áreas científicas básicas da medicina.

4 Comments
  1. Karoline Lina Pereira 6 meses ago
    Reply

    Preciso de uma consulta ja tenho a guia do médico qual o valor.

    • admin 6 meses ago
      Reply

      Boa tarde! Está R$120,00.

  2. Anderson de Almeida 4 meses ago
    Reply

    Ganhei uma consulta por 50$ como faço para usufruir desse desconto?

    • admin 3 meses ago
      Reply

      Bom dia! Por favor nos ligue em (11)2450-2000.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like