(11) 2450-2000

Cardiologia


O coração tem como função impulsionar o sangue para o organismo todo e é o principal responsável por uma vida longa e saudável, quando bem cuidado. Os hábitos da sociedade nos dias de hoje, como a má alimentação, sedentarismo, estresse e uso em excesso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool, conduzem ao aparecimento de patologias no aparelho cardiovascular. Existe também a possibilidade do indivíduo nascer com uma patologia cardíaca (congênita).

A Cardiologia é uma especialização da área de Medicina que cuida do diagnóstico e tratamento de todas as doenças relacionadas ao coração e ao sistema circulatório. É considerada uma das especialidades médicas mais evoluídas, principalmente em função dos grandes investimentos e da alta tecnologia envolvidos nesta área.

As doenças cardíacas estão cada vez mais frequentes e complexas em todo o mundo, o que faz aumentar ainda mais a importância do trabalho do médico cardiologista e garante oportunidades profissionais interessantes a quem segue essa carreira.

Acompanhamento


Geralmente, quando o paciente tem alguma doença do coração já diagnosticada, como insuficiência cardíaca ou arritmia, o médico deve ser consultado pelo menos de 6 em 6 meses para fazer exames e ajustar o tratamento, caso seja necessário.

Está sob as responsabilidades de um Cardiologista realizar consulta com o paciente, realizar entrevista e conhecer o paciente (seus costumes, alimentação, doenças congênitas, histórico familiar, etc.), realizar os exames e testes físicos, realizar o pedido de exames laboratoriais, eletrocardiogramas, ecocardiogramas, e outros, dependendo da necessidade do paciente.