(11) 2450-2000

Clínico Geral


Diferente do que muita gente pensa, o Clínico Geral não é um médico sem especialização. A Clínica Geral, ou Medicina Interna, como é conhecida aqui no Brasil, é na verdade uma especialidade.
A diferença é que, em vez de tratar de uma parte específica, o Clínico Geral conhece o corpo humano como um todo em profundidade e está preparado para tratar e acompanhar vários tipos de doenças que não precisam do acompanhamento mais individual de um especialista.

Qual a função do Clínico Geral?


O maior diferencial do clínico é que ele pode acompanhar seus pacientes ao longo da vida, conhecendo profundamente seu histórico, levando em conta aspectos mais abrangentes como estado psicológico, social e familiar. Muitas vezes, pode ajudar o paciente a entender melhor a conduta de um especialista e esclarecer dúvidas a respeito do uso de diversos medicamentos receitados por vários especialista diferentes.

Quando procurar um Clínico Geral?


Hoje em dia existe a crença de que não é preciso mais ir ao Clínico Geral antes de procurar um especialista, o que pode acabar levando o paciente a uma espécie de “autodiagnóstico” em relação ao que está sentindo.
Isso é prejudicial à medida que as conclusões podem ser equivocadas, levando o paciente a perder tempo consultando o especialista errado. Além disso, dependendo do estágio da doença apresentada, o clínico geral está apto a diagnosticar e prescrever tratamentos.