(11) 2450-2000

Dermatologia


A Dermatologia é uma especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.

Cerca de 3 mil doenças dermatológicas fazem parte do conhecimento da medicina atual. Essas patologias afetam crianças, adultos e idosos, sendo necessária a análise de um profissional médico dermatologista para indicar e realizar o tratamento adequado. Algumas das patologistas mais conhecidas que são tratadas pelo dermatologista são: acne, alergias, câncer de pele, psoríase, queda de cabelo e vitiligo.

Quando consultar um dermatologista?


Um dermatologista também pode ser consultado por qualquer pessoa com mais preocupações cosméticas sobre a aparência de sua pele, cabelo e unhas. Neste último caso, um dermatologista cosmético especializado pode ser preferível.

Procedimentos e tratamentos


Embora muitas das condições vistas pelos dermatologistas possam ser tratadas com medicação e terapia não invasiva, algumas condições podem exigir intervenção cirúrgica ou outra terapia mais agressiva que esse tipo de profissional realiza, como no caso de melanoma (câncer de pele).

Os distúrbios da pele, cabelos, unhas e membranas mucosas são geridos através de investigações e terapias que incluem histopatologia, imunoterapia, laserterapia, medicação, fototerapia, radioterapia e cirurgia (incluindo procedimentos cosméticos).