(11) 2450-2000

Ginecologia


Ginecologia é a especialidade médica que cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida. Essa especialidade tem um papel importantíssimo tanto na prevenção como no tratamento de doenças relacionadas aos órgãos genitais femininos. Isso inclui vulva e vagina, colo do útero, útero, ovários, trompas e mamas.

Desde a puberdade, com a chegada da primeira menstruação, até a terceira idade, as mulheres devem realizar pelo menos uma consulta por ano com o ginecologista. Esse especialista é quem vai tratar desde problemas como cólicas menstruais até patologias como endometriose, Doenças Sexualmente Transmissíveis, problemas relacionados à sexualidade, entre outros. É também o ginecologista que ajudará a mulher a escolher o melhor método anticoncepcional de acordo com suas necessidades.

O que faz o Ginecologista?


Além de tratar as doenças da mulher, também cabe ao profissional da ginecologia trabalhar na prevenção de doenças, realizando exames como o Papanicolau (exame que identifica câncer de colo de útero), Mamografia (exame que detecta câncer e nódulos nas mamas) e exames ginecológicos gerais. Além de cuidar das doenças relativas aos órgãos reprodutores femininos e de acompanhar a gestação, o profissional de ginecologia também pode atuar como um clínico geral da mulher, diagnosticando e fazendo exames relativos à saúde em geral.



Obstetrícia


O médico obstetra, diferente do que algumas pessoas pensam, não trata apenas do nascimento do bebê. Ele é o especialista que cuida da gestação, parto e puerpério (pós-parto), em todos os âmbitos fisiológicos e patológicos.

É com o obstetra que a gestante deve realizar o acompanhamento pré-natal e demais exames durante a gestação, a fim de identificar possíveis complicações com ela ou com o bebê.

O especialista também será o responsável pelo parto e deverá acompanhar a recuperação da mãe ao longo do período do puerpério. Na maioria dos casos, o ginecologista também atua como médico obstetra. Sendo assim, é fundamental que a paciente pergunte ao médico a respeito da área de atuação dele.

Dessa forma, caso o médico atue tanto em Ginecologia como Obstetrícia, as pacientes podem se consultar com o mesmo médico antes, durante e depois da gravidez.

A partir do momento em que a mulher souber que está grávida, é importante seguir as recomendações do seu médico em relação aos cuidados com a alimentação, as mudanças no corpo e uma série de outros fatores.