(11) 2450-2000

Pediatria


A pediatria é o ramo da medicina que se dedica ao cuidado de crianças e adolescentes, desde o nascimento até os 18 anos, em todos os aspectos, envolvendo a saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Aleitamento materno, vacinas, prevenção de acidentes, acompanhamento do crescimento e orientação para o melhor desenvolvimento desses pacientes são algumas das atribuições de um pediatra.

O pediatra é o médico formado que se especializou em pediatria, podendo fazê-lo por meio de residência médica de no mínimo dois anos, pós-graduação ou especialização. Para trabalhar como pediatra, o médico precisa estar registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) como especialista na área.

O pediatra, além de tratar da saúde infantil, pode orientar as famílias sobre sobre questões como alimentação, aleitamento materno, vacinação e prevenção de acidentes.

O que o pediatra faz?


Antigamente o médico pediatra limitava-se a acompanhar a criança desde o seu nascimento até a sua adolescência. Porém, com a evolução da Medicina e seus recursos, ao longo dos anos foram descobrindo-se patologias na gestação, os chamados fenômenos mórbido-fetais, os quais o pediatra tem a sua ação e a qual denomina-se Pediatria Perinatal.

O médico pediatra, na verdade, correlaciona-se com diversas especialidades como ortopedia, fisioterapia, fonoaudiologia, entre outras, ocasionando uma necessidade de um conhecimento geral destas para poder indicar a melhor opção a cada caso. Ele poderá atuar ainda em Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia e Emergência, estando sempre em contínua atualização e aprimoramento de conhecimentos científicos, respeitando sempre a vida humana e nunca exercendo a sua profissão como comércio.